terça-feira, 25 de março de 2008

Um conceito de inteligência coletiva


Apenas um aparato tecnológico? Web 2.0 é um conceito que vai muito além de tecnologia. Essa nova “encarnação” da internet é uma série de princípios que definem um novo tipo não só de site, mas também de serviço e experiência on line.
Surgem novos contextos quanto à produção do fluxo de informação através da colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. Por isso, alguns autores definem a relação público-internet como uma experiência de confiança radical, pois o usuário não é só cliente de conteúdo, mas é também um servidor.
Alguns exemplos dessa construção de conteúdo através da inteligência coletiva são os blogs e a Wikipedia, enciclopédia on line cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos usuários.
Mas a discussão da web 2.0 não pára por aí. A interatividade do público com a internet seria apenas um processo natural da crescente interatividade no universo virtual, o que restringe o conceito e as mudanças provocadas pela Web 2.0 a apenas um golpe de marketing.

2 comentários:

Íkara Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Íkara Rodrigues disse...

Jackson a estrutura textual está muito boa, o título está casando com o texto e se apresenta bem objetivo.
Em relação à novidade, gostei quando você tratou do “golpe de marketing”, se fala muito das possibilidades trazidas pela web 2.0, porém são poucos os que relatam a já existência de tais facilidades antes de sua criação. O link se posicionou como um bom exemplo. Ficou muito bom!