terça-feira, 11 de março de 2008

Outra alternativa de comunicação

O conteúdo é variado, de espaço para expressão de subjetividades à notícia. Mas existe uma característica chave: os blogs são opinativos, às vezes considerados até como substitutos dos líderes de opinião. As pessoas expõem suas idéias, desejos e emoções. É um diário íntimo ou nada íntimo, porque todo mundo pode acessar o conteúdo.
Como a estrutura de um weblog já é pré-construída, não é necessário conhecimento técnico para usar recursos como o editor HTML, por exemplo, para criar um. Com facilidade e rapidez, as pessoas podem difundir conteúdo de onde quer estejam, basta apenas ter acesso à internet.
Tanta facilidade tem resultado: o número de blogs ativos no mundo é de quase 70,6 milhões, segundo o Technorati, indexador de diários virtuais. Por dia, 175 mil novos weblogs são disponibilizados na rede.
O fato é que o poder dos blogs atingiu o jornalismo, pois as empresas jornalísticas usufruem, amplamente, o espaço. Após os diários virtuais, a relação das mídias com o receptor também mudou. “O público deixa de ser encarado como uma massa disforme e passa a se constituir de pessoas, ativas, prontas para se expressarem e opinarem”, diz Kátia Fonseca, no artigo Blog-jornalismo: interatividade e construção coletiva da informação (arquivo.pdf).

Nenhum comentário: