quinta-feira, 10 de abril de 2008

Convergência midiática na universidade



Um meio através de outro meio. Essa frase parece não ser auto explicativa, entretanto, duas palavras bastam para compreendê-la: convergência midiática. A convergência, além de transformar as telecomunicações, atinge o meio acadêmico. Basta observar o Portal Multimídia, com parte da produção acadêmica da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
O portal evidencia que as conseqüências da convergência não se limitam ao campo midiático, mas estão presentes também no campo profissional. Será que ao assistir a um vídeo da TV Unifor o usuário percebe que não é necessário só o trabalho de cinegrafistas, produtores e repórteres? Para ter acesso à produção da televisão universitária no portal outro profissional adquire importância, além do profissional de tecnologia da informação: o bibliotecário. É ele quem vai catalogar o título, o assunto e as palavras-chaves para o mecanismo de busca. “Recebemos os vídeos já em formato FLV player , mas temos que assistir todo o vídeo e fazer a catalogação no sistema de dados. Só depois nós mesmos fazemos o upload”, descreve a bibliotecária Salete Sampaio.
Outra marca é a forma que a televisão se adapta à internet. Nada de apresentar programas na íntegra, o que importa ao usuário são determinadas produções, como reportagens e quadros dos programas. Esta é forma que a TV se adapta ao convergir com a internet. O usuário ainda tem, no portal multimídia, múltiplas possibilidades de assistir aos vídeos da TV Unifor e do programa institucional Canal Unifor, através das produções mais recentes e mais vistas e da busca por programa e pelos mecanismos de busca.
O web designer do GTI Unifor, Caio Ferreira afirma que “ o portal engloba o que é produzido na universidade não só para atingir estudantes e funcionários da universidade, mas também para que o público externo conheça a produção acadêmica”.
Desde a criação, em meados de dezembro de 2006, o portal já passou por três reformulações. “O portal não poderia ter apenas ter vídeo, tinha quer ser vinculado à biblioteca, através da disponibilização de conteúdos digitalizados”, ressalta. Entre os conteúdos incrementados nas reformulções foram a Página do Professor e a Biblioteca Digital, com o acesso a dissertações e teses totalmente digitalizadas. Mais reformulações estão previstas para o portal, como a migração da Rádio Gentileza , após estar disponível dois anos no Unifor on line.

Nenhum comentário: