O número de presos da Delegacia de Capturas (Decap) é o triplo de sua capacidade. O Decap deveria ter cerca de 30 homens, mas, após o Ronda, as dependências estão lotadas com 102. Em 34 distritos de Fortaleza e Região Metropolitana a situação é a mesma. "Toda semana, a gente manda cerca 50 presos para os presídios, mas a medida que sai é a medida que entra", garante o titular do Decap Antunes Teixeira. Ele afirma que nenhum preso vai para o presídio sem antes passar pelo Decap.
De acordo com Teixeira, o 12º distrito, no Conjunto Ceará, é o campeão em número de presos, seguido pelo 34º (Centro) e 2º (Aldeota). Segundo o inspetor plantonista do Conjunto Ceará, Everardo Bezerra, o distrito sempre foi muito movimentado, entretanto, o Ronda levou ainda mais presos.
A presença de presos de comarcas do interior do Ceará e de cidades de outros estados também contribui para a superlotação da Delegacia de Capturas. "Os (oito) presos de comarcas do interior do Ceará aguardam depachos dos juízes das cidades onde os crimes foram cometidos. Outros estados simplesmentes não mandam buscar 12 presos. Há presos que estão cumprindo pena aqui, como se já tivessem sido condenados pela justiça", comentou Antunes Teixeira.
A superlotação ainda é somada ao mau cheiro das celas do Decap. "Aqui já foi pior, isso acontece por causa do calor. Tem muito preso aqui assim", contou um preso, que está com as costas repleta de marcas vermelhas. A superlotação do Decap e dos distritos pode piorar ainda mais, pois a partir de amanhã, dia 22, o Ronda do Quarteirão vai atender todos os bairros de Fortaleza.